Associações/Colectividades

Sporting Clube de Travancinha

Foi em 1925 que se fundou em Travancinha o primeiro clube de futebol, o Travancinhense. De curta duração, foi seguido por outros clubes igualmente efémeros.

Em 1935 um grupo de amantes do desporto, propôs-se fundar um clube a sério. Finalmente, no dia 1 de Janeiro de 1936, foi fundado o Sporting Clube de Travancinha,  sendo a Filial nº 74 do Sporting Clube de Portugal.

A sua actividade principal sempre foi o futebol, participando frequentemente nos Distritais da Guarda. Também participou em outras actividades desportivas como o ténis de mesa, futsal, atletismo, tiro aos pratos, radio modelismo, pesca e futebol de praia.

Disponibiliza ainda aos associados um espaço de convívio, com bar aberto e sala de jogos, e um salão de espectáculos. O seu campo de jogos é na zona da Borceda.

Associação de Melhoramentos do Casal

As obras, iniciadas pela Câmara Municipal de Seia na década de noventa para a edificação da escola primária do Casal, foram interrompidas com a aplicação do telhado.

A escola deixou de funcionar e a construção não teve continuidade.

Já neste milénio, alguém se lembrou de fundar uma Associação no Casal e aproveitar esta construção para a sua Sede.

Assim, a 30 de março de 2004, é constituída a Associação de Melhoramentos do Casal de Travancinha e, desde essa data, têm sido inúmeros os eventos levados a bom termo no âmbito desportivo, lúdico ou de simples convívio.

Fundação Angelina Ferreira Moutinho

Em meados do século passado, um Travancinhense de nome Luís Rodrigues Moutinho, que angariou alguma fortuna em Angola, mandou construir esta Fundação à qual deu o nome da sua esposa Angelina Ferreira Moutinho. Doou, ainda, a esta instituição um andar em Lisboa para ajudar nas custas de manutenção desta Fundação.

Aqui funcionou uma escola de donas de casa, um centro de apoio a carenciados, posto de enfermagem, o Posto Médico e o Jardim de Infância.

Tudo isto desapareceu e, actualmente, tem instalado um Centro de Dia para idosos e Assistência Domiciliária para os mesmos.

Contacte-nos

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem